O que e um radical livre?

O que é um radical livre?

De maneira simples, o termo radical livre refere-se a átomo ou molécula altamente reativo, que contêm número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica1,2. É este não-emparelhamento de elétrons da última camada que confere alta reatividade a esses átomos ou moléculas.

Como se formam os radicais livres no organismo?

A formação dos radicais livres decorre da metabolização do oxigênio pelo organismo e sua produção ocorre no citoplasma, nas mitocôndrias ou na membrana. Os alvos dos radicais livres (que são células vizinhas) depende do local onde cada radical foi formado.

Como os radicais livres podem ser gerados dentro das células?

No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia.

LER:   Quais as semelhancas e diferencas entre pesquisa-acao e pesquisa participantes?

Como identificar um radical livre?

Os radicais livres são definidos como qualquer molécula capaz de permanecer com um ou mais elétrons desemparelhados dentro de sua última camada eletrônica, sendo assim altamente instáveis e reativos. Eles são formados a partir de reações químicas de oxirredução.

O que são radicais livres de oxigênio?

Os radicais livres de oxigênio são moléculas que apresentam elétrons não pareados em sua órbita externa, capazes de transformar outras moléculas com as quais se encontram, como proteínas, carbohidratos, lípides e o ácido desoxirribonucleico.

Como os radicais livres se formam?

Os radicais livres endógenos se formam naturalmente pelo organismo e são derivados de reações metabólicas. Alguns exemplos dessas reações são a geração de energia, reprodução, respiração, defesa contra infecções e muitas outras reações essenciais para nos mantermos vivos.

Como funcionam os radicais livres na UFMT?

“Estas substâncias se ligam aos radicais livres e interagem com eles, capturando-os, estabilizando-os ou inativando-os antes que esses se unam a outra molécula biológica, o que provoca reações danosas ao nosso corpo”, aponta Maressa Caldeira Morzelle, professora adjunta na FANUT UFMT (Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso).

LER:   Qual e a fisiopatologia da acne?

Por que os radicais livres são prejudiciais à saúde?

Em níveis normais, os radicais livres não são prejudiciais à saúde. Eles podem até preencher funções fisiológicas importantes do organismo, como o combate a microrganismos invasores e o controle da pressão sanguínea.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo