O que e o La Nina e como ocorre?

O que é o La Niña e como ocorre?

O que é o La Niña? O evento, definido como ocêanico-atmosférico, ocorre quando as águas superficiais da região da linha equatorial do Oceano Pacífico sofrem um resfriamento anormal. Essa alteração afeta as chuvas e as temperaturas ao redor do mundo.

Quais as causas do La Niña?

A principal causa do La Niña é a intensificação dos ventos alísios, que sopram de leste para oeste na região da linha equatorial, gerando um aumento dos movimentos de ressurgência, quando as águas frias do fundo do oceano sobem para a superfície.

Como funciona o La Ninha?

O La Niña é um fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Assim como o El Niño, sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.

LER:   Qual a importancia dos microrganismos para biotecnologia?

Qual o fenômeno do El Niño?

O El Niño ou o El Niño Oscilação Sul (ENOS) é um fenômeno da natureza que acontece de forma irregular, com frequência de 2 a 7 anos, e gera alterações climáticas nas porções central e leste do Oceano Pacífico Equatorial.

Qual a origem do El Niño?

Não há uma única teoria que defina a origem do El Niño, existindo diversas hipóteses como ciclos solares, erupções vulcânicas, acúmulo sazonal de águas quentes no Oceano Pacífico e quedas de temperatura na Ásia Central. Registros paleoclimáticos, históricos, arqueológicos e relatos de navegadores apontam para a sua ocorrência há mais de 500 anos.

Quando ocorre o resfriamento das águas do Oceano?

Nesse fenômeno, ocorre o resfriamento anormal das águas do oceano por períodos de aproximadamente 9 a 12 meses, resultado do aumento da intensidade dos ventos alísios. Da mesma maneira que o El Niño, esse fenômeno ocorre de forma irregular, ou seja de 2 a 7 anos.

Qual o significado do El Niño?

O El Niño assinala o aquecimento das águas climáticas do oceano pacífico, uma vez que os ventos alísios (ventos que sopram nos trópicos na região do Equador de leste para oeste) diminuem e, assim, provocam o aquecimento das águas marítimas. Isso afeta as regiões próximas, resultando na falta ou excesso de chuvas e elevações da temperatura.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo