O que acontece se tirar a gema apical?

O que acontece se tirar a gema apical?

A remoção da gema apical provoca a brotação das gemas basais, o que evidencia esse tipo de inibição correlativa, observada, por exemplo, quando se efetuam podas ou a decapitação de uma planta. A retirada da gema apical resulta na interrupção do transporte de auxinas, promovendo a brotação das gemas laterais.

O que é dominância apical quando ocorre o que acontece quando ela é suprimida?

A dominância apical ocorre quando a influência inibitória da gema apical se dá sobre a gema axilar. Se o crescimento do ápice caulinar que está localizado na gema apical, for interrompido, o fluxo de auxina diminuirá. As gemas axilares, presentes nos ramos laterais começarão a se desenvolverem.

Como acontece o crescimento da gema apical do caule?

A gema apical, que atua no crescimento longitudinal do caule, produz auxina na superfície para inibie as gemas laterais, deixando-as dormentes. Eliminando-se a gema apical, o crescimento passará a ser promovido pelas gemas laterais ativadas pela ausência de auxina.

LER:   Que constelacao tem formato de cruz?

Como ocorre o fenômeno de dominância apical?

A dominância apical é o fenômeno através do qual o eixo central da planta é dominante em relação aos ramos laterais. Isso ocorre em consequência da quantidade do hormônio Auxina que o meristema do ramo central produz, que inibe a formação de outros ramos perto do mesmo.

Qual é a função da gema apical?

Gemas. No ápice do caule (e de cada ramo) existe sempre uma gema (ou meristema) apical, que permite o crescimento em extensão graças à multiplicação das células meristemáticas. À medida que o caule cresce diferenciam-se lateralmente, regiões onde surgem folhas e gemas axilares (ou laterais).

O que é uma gema apical?

A gema apical (ou terminal) se localiza no ápice do vegetal e tem como principal função gerar o crescimento vertical dos vegetais. As gemas laterais também possuem tecidos meristemáticos, porém, neste caso, irão realizar a produção de folhas, flores ou novos ramos do vegetal (crescimento secundário).

Quais são os efeitos do Fitormônio auxina Cite um exemplo explicando a?

Dependendo de sua concentração, as auxinas podem ter diversos efeitos sobre a planta. Ela pode provocar o crescimento do caule, das folhas, das flores, das raízes e dos frutos, como também a abscisão foliar, a dominância apical, a formação de flores femininas, a partenocarpia, entre outras atividades.

LER:   O que e leitura RFID?

Quais são os efeitos do Fitormônio auxina?

As auxinas apresentam efeitos notáveis em quase todas as etapas do desenvolvimento e crescimento vegetal. Atuam no desenvolvimento dos frutos e sua presença no ápice caulinar exerce uma forte inibição no crescimento das gemas laterais, mantendo-as dormente, efeito chamado de dominância apical.

O que é gema apical de um caule?

Como é o crescimento do caule?

Estrutura e Desenvolvimento. A estrutura caulinar possui crescimento apical, em outras palavras, o caule cresce a partir do ápice que é um meristema primário. Com o seu desenvolvimento, são formadas novas folhas a partir da gema apical e o caule cresce. À medida que o caule se alonga, diferenciam-se os nós e entrenós.

Como ocorre a abscisão foliar?

A queda das folhas ocorre por meio de um processo chamado abscisão foliar. Inicialmente forma-se um tecido cicatricial na região do pecíolo que une a folha ao caule, o tecido de abscisão, que interrompe gradativamente a passagem de água e nutrientes minerais do caule para a folha.

Em que parte do caule se localiza o meristema apical?

LER:   Qual a finalidade do teste de Durbin-Watson?

No ápice do caule e das raízes estão localizados os meristemas apicais (Figura 1). Esses tecidos são responsáveis, principalmente, pelo crescimento em comprimento da planta. No embrião, os meristemas apicais surgem entre os dois cotilédones em plantas do tipo eudicotiledôneas.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo