Em que consiste o arco reflexo patelar e de retirada?

Em que consiste o arco reflexo patelar e de retirada?

Quando o tendão do músculo da coxa, inserido na patela, um osso do joelho, é estimulado pelo martelo, a distensão estimula receptores nele presentes que geram um impulso nervoso transmitido por um neurônio sensitivo a um neurônio motor e deste para o músculo, que se contrai, e o paciente dá um “chute no ar” – é o ato …

Qual é a função do arco reflexo?

Desta forma, vimos que o arco reflexo é um mecanismo automático desenvolvido pelo nosso próprio corpo, o qual é fundamental para o controle de nossas habilidades motoras e reações espontâneas que visam à nossa segurança física.

Quais os componentes de um arco reflexo?

Um arco reflexo contém 5 componentes básicos: • Receptor: Os receptores variam de localização no organismo, porém todos apresentam uma função em comum: captar alguma energia ambiental e transformá-la em potenciais de ação.

Como é constituído um arco reflexo?

Um arco reflexo é constituído de: Receptor: reage ao estímulo. Condutor aferente: transmite os impulsos para um centro reflexo. Centro reflexo: local onde os estímulos recebidos dos receptores ou de outros centros podem modificar o efeito do estimulo recebido. Condutor eferente: conduz a resposta para o órgão efetor.

LER:   O que o aquecimento global tem a ver com a producao de alimentos?

Qual a importância dos arcos reflexos?

O arco reflexo, a estrutura neuronal responsável por realizar esses atos, pode ser mais ou menos complexo, dependendo de qual deles estamos falando. Assim, alguns são conhecidos como arcos reflexos simples e outros como compostos. Por outro lado, eles podem envolver órgãos internos e sensoriais. A importância dos arcos reflexos é muito alta.

Qual a classificação dos arcos reflexos?

CLASSIFICAÇÃO DOS REFLEXOS Os arcos reflexos podem ser segmentares ou intersegmentares. Um reflexo segmentar é aquele em que o arco reflexo passa através apenas de um pequeno segmento do SNC, participando deste circuito o receptor, o neurônio aferente, a sinapse no SNC, o neurônio eferente e o órgão efetuador.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo