Como e o mecanismo de reacao de sintese de eteres de Willianson?

Como é o mecanismo de reação de síntese de éteres de Willianson?

A reação de Williamson ou síntese de éteres de Williamson, foi desenvolvida por Alexander Williamson em 1850. Tipicamente ela envolve a reação de um íon alcóxido com uma haleto de alquila primário via uma reação SN2.

Como obter um éter?

Éter etílico. Industrialmente, pode ser obtido pela desidratação do álcool etílico por intermédio do ácido sulfúrico a 140o C. É também obtido como produto secundário na fabricação de álcool etílico a partir do eteno.

Como transformar álcool em éter?

A hidroxila de um álcool junta-se ao hidrogênio da molécula do outro álcool e forma a água. O produto orgânico formado nesse caso é o éter.

O que é reação de clivagem?

Uma reação de condensação pode ser considerada o oposto da reação de hidrólise (a clivagem de uma entidade química em duas partes pela ação da água).

LER:   E um dispositivo que transforma energia eletrica em energia termica?

Como se forma um Alcoxido?

Um alcóxido pode ser entendido como um composto resultante da reação de um haleto metálico com um determinado álcool, em presença de um receptor do ácido formado para deslocar a reação. Outra possibilidade consiste na reação direta do próton do álcool com o metal, com eliminação de hidrogênio gasoso5.

Como ocorre a produção do éter Dietílico?

O éter mais comum é o etoxietano, conhecido também como éter dietílico, éter etílico, éter sulfúrico ou simplesmente éter. A produção do éter etílico se deu a partir da reação de desidratação do álcool etílico sob a ação do ácido sulfúrico.

Em que o éter é utilizado?

Éteres são usados como solventes de óleos, gorduras, resinas e na fabricação de seda artificial. Dentre as variadas aplicações dos éteres se destaca sua utilização na medicina que é muito importante, sendo usado como anestésico e na preparação de medicamentos.

Como formar álcool?

Para a obtenção de compostos do grupo do álcoois existem vários métodos laboratoriais. No entanto, os três principais são: redução de aldeídos e cetonas (com a formação de álcoois primários e secundários, respectivamente), hidratação de alcenos e reações de Grignard com aldeídos, cetonas e ésteres.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo