Qual o papel da carnitina e porque e um importante alvo terapeutico?

Qual o papel da carnitina é porque é um importante alvo terapêutico?

A suplementação de L-carnitina pode aumentar o fluxo sangüíneo aos músculos devido também ao seu efeito vasodilatador e antioxidante, reduzindo algumas complicações de doenças isquêmicas, como a doença arterial coronariana, e as conseqüências da neuropatia diabética.

Para que ocorra a degradação de ácidos graxos?

Segundo, nestes tecidos, os ácidos graxos tem que ser ativados e transportados para dentro das mitocôndrias, para degradação. O processo pelo qual o ácido graxo é convertido em acetil-CoA para a entrada deste no ciclo de Krebs é chamado de β-oxidação, esse processo acontece dentro da mitocôndria.

Quais são as vias de obtenção dos ácidos graxos?

Ácidos graxos livres presentes no óleo são neutralizados através da adição de solução de álcalis, resultando em sabões. Três frações são obtidas após a centrifugação do material resultante da reação de acidulação: ácido graxo de soja, emulsão oleosa e água ácida.

LER:   Como ganhar peso em pouco?

Qual o papel da L-carnitina?

O principal papel fisiológico da L-carnitina é garantir o transporte de ácidos graxos de cadeia longa do citoplasma para o interior da mitocôndria, local onde estes são oxidados (MATERA et al., 2003; ILIAS et al., 2004; CHANG et al., 2005).

Como ocorre a síntese de L-carnitina no organismo?

A síntese de L-carnitina no organismo ocorre a partir de dois aminoácidos essenciais: lisina e metionina, no fígado, rins e cérebro (REBOUCHE e ENGEL, 1980). As carnes e produtos lácteos são as principais fontes dietéticas deste composto, sendo responsáveis por cerca de 75\% do total de carnitina armazenada no organismo (BENVENGA, 2005).

Qual a eficiência da reabsorção da carnitina?

Do contrário, a excreção da carnitina aumenta rapidamente e a eficiência da reabsorção diminui quando a carga de carnitina filtrada aumenta acima do normal, como por exemplo após a ingestão de suplemento dietético ou por sua infusão intravenosa (REBOUCHE, 2004).

Por que a L-carnitina pode causar efeitos colaterais de exercícios de alta intensidade?

Por outro lado, outros resultados sugerem que a L-carnitina pode atenuar os efeitos colaterais de exercícios de alta intensidade, tanto pela redução da magnitude da hipóxia induzida pelo exercício quanto por afetar favoravelmente os marcadores de recuperação do estresse que ocorre neste tipo de exercício.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo