Qual o clima do sertao nordestino?

Qual o clima do sertão nordestino?

clima semiárido
O clima dominante no sertão é o clima semiárido, com temperaturas altas durante todo o ano e com chuvas irregulares. Podemos dividir o clima tropical semiárido em duas estações: o inverno chuvoso que vai de dezembro até julho e o verão quente com início em julho e término em novembro.

Quantos estados contam com clima tropical de altitude?

O clima tropical de altitude atua nas áreas serranas da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) – zonas acima dos 800 metros em relação ao nível do mar.

Qual é o clima semiárido no Brasil?

No Brasil, o clima semiárido ou tropical semiárido é encontrado na região brasileira denominada de “Polígono das Secas”. Abrange cerca de 11\% do território nacional, localizado nos estados da região nordeste: Bahia, Ceará, Alagoas, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte; e ainda, parte do sudeste do país, o norte de Minas gerais.

LER:   Qual tipo de creme para rosto?

Quais são as zonas climáticas da Terra?

Zona climática são divisões dos climas da Terra em zonas climáticas gerais de acordo com a temperatura média e a precipitação média. As três principais zonas climáticas da Terra são as zonas polares, temperadas e tropicais. As temperaturas nessas três zonas climáticas são determinadas principalmente pela localização, ou a latitude, da zona.

Qual a região semiárida do Brasil?

A região semiárida do Brasil abrange oito estados do Nordeste e Minas Gerais. É a região semiárida com mais habitantes no mundo, com uma população de aproximadamente 22 milhões de pessoas.

Como são as chuvas em regiões áridas?

As chuvas, em regiões áridas são normalmente de curta duração mas de grande intensidade. Estas chuvas espraiam-se rapidamente, chegando a causar a morte de viajantes abrigados em oásis que se localizam nas baixadas, onde o acúmulo das águas é mais rápido.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo