Qual o carcinoma folicular da tireoide?

Qual o carcinoma folicular da tireoide?

Carcinoma folicular da tireoide O carcinoma folicular, incluindo a variante das células de Hürthle, representa cerca de 10\% dos cânceres de tireoide. É mais comum em pacientes idosos e em regiões com deficiência de iodo. É mais maligno que o carcinoma papilífero, com disseminação hematogênica e metástases a distância.

Como diagnosticar o câncer de tireóide?

Para diagnosticar o câncer de tireoide é aconselhado ir no endocrinologista para observar o pescoço do indivíduo e identificar alterações como inchaço, dor ou presença de um nódulo.

Qual a classificação do Câncer da tireóide?

O adenoma da tiróide cresce da camada de células que reveste a superfície interna da glândula tireóide. O adenoma secreta hormônios da tireóide, se secreta demais pode causar hipertireoidismo. Classificação do Instituto Nacional do câncer (NCI): Mais frequente em adultos. Origina-se nas células foliculares. Mais comum em mulheres.

LER:   Como deve ser usado Vitanol?

Como se desenvolvem os tumores de tireoide?

Tumores de tireoide se desenvolvem em indivíduos expostos à radiação ambiental em grande quantidade, como ocorre como resultado de explosões atômicas, acidentes em reatores nucleares ou irradiação acidental da tireoide durante a radioterapia. Os tumores podem ser detectados 10 anos após a exposição, mas o risco permanece aumentado por 30 a 40 anos.

Como é realizada a tireoidectomia total?

A tireoidectomia total é o principal tratamento para o câncer de tireoide medular e muitas vezes cura pacientes em estágios I e II. Os linfonodos regionais geralmente são removidos, bem como é realizado o esvaziamento cervical radical modificado. Como a glândula tireoide é removida, realiza-se a hormonioterapia após a cirurgia.

Como se trata o câncer de tireoide?

Constatado o câncer de tireoide, o tratamento é basicamente cirúrgico e consiste na retirada da glândula tireoide, chamado de tireoidectomia. Após a cirurgia pode ser necessário a iodoterapia dependendo do estágio do tumor e idade do paciente.

Qual é uma variante de neoplasia folicular não invasiva da tireoide?

Uma variante é chamada de neoplasia folicular não invasiva da tireoide com características nucleares semelhantes às do tipo papilar (previamente conhecida como variante folicular encapsulada não invasiva do carcinoma papilar da tireoide) e é considerada uma lesão benigna ( 1

Quais são os tipos de câncer da tireoide?

Há 4 tipos gerais de câncer da tireoide: Os carcinomas papilífero e folicular juntos são denominados câncer de tireoide diferenciado por causa da sua semelhança histológica com o tecido tireoidiano normal e preservação de função diferenciada (p. ex., secreção de tireoglobulina).

Por que os pacientes com câncer de tireóide medular devem ser investigados?

A maioria dos médicos recomenda que os pacientes com diagnóstico de câncer de tireoide medular sejam investigados para outros tumores que são, normalmente, observados em pacientes com a síndrome MEN2, como o feocromocitoma e tumores da paratireoide.

Como é feito o tratamento do câncer de tireóide papilífero?

Assim como no tratamento do câncer de tireoide papilífero, alguns gânglios linfáticos geralmente são removidos e examinados. Se a doença se espalhou para os linfonodos, pode ser feito um esvaziamento cervical.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo