Qual o agente causador da encefalopatia espongiforme bovina?

Qual o agente causador da encefalopatia espongiforme bovina?

A EEB é provocada por um novo tipo de agente infeccioso, denominado prion, (uma partícula de proteína em versão modificada) o qual é transmitido por meio da consumo de subprodutos animais como farinha de carne e ossos de bovinos ou ovinos contaminados.

Qual a condição sanitária do Brasil em relação a encefalopatia espongiforme bovina?

O Brasil nunca registrou caso desta doença e para evitar a introdução no país, toda a cadeia produtiva é fiscalizada e desde 1996. No Brasil é proibido alimentar ruminantes com determinados produtos de origem animal.

Onde surgiu a doença vaca louca?

A doença surgiu em meados dos anos 80 na Inglaterra e tem como característica o fato de ter como agente patogénico uma forma especial de proteína, chamada prião (Portugal) ou príon.

Qual é a encefalopatia bovina?

LER:   Como foi desenvolvido o tratamento da fibrilacao atrial?

A encefalopatia espongiforme bovina ( EEB ), vulgarmente conhecida como doença da vaca louca ou BSE (do acrônimo inglês bovine spongiform encephalopathy ), é uma doença neurodegenerativa que afeta o gado doméstico bovino.

Quais são as encefalopatias espongiformes?

EEB As Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis – (EET), são doenças neurodegenerativas que acometem gravemente toda a estrutura do sistema nervoso central. Estas encefalopatias são causadas pelo acúmulo de uma proteína anormal, que se origina a partir de uma alteração de uma proteína normal do hospedeiro.

Qual é a encefalopatia da vaca louca?

EEB A Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB, comumente conhecida como “doença da vaca louca”, é uma enfer- midade degenerativa fatal e transmissível do sistema nervoso central de bovinos, com longo período de incubação (média de 5 anos), caracterizada clinicamente por nervosismo, reação exagerada a estímulos externos e dificuldade de locomoção.

Como funciona o Programa Nacional de prevenção e vigilância da encefalopatia bovina?

Em setembro de 2013, o Mapa criou o Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), para evitar a entrada da doença no país, através de um sistema de vigilância para detecção de animais infectados. O aparecimento de qualquer caso de EEB, se confirmado, implica em uma reavaliação da OIE.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo