Qual e o efeito fotoeletrico?

Qual é o efeito fotoelétrico?

Este fenômeno recebeu o nome de efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico consiste na emissão de elétrons pela matéria sob a ação da luz. Para se observar o efeito fotoelétrico , é conveniente utilizar um eletroscópio de folhas ( fig. 1).

Quem descobriu o efeito da luz?

Heinrich Hertz foi quem descobriu esse efeito, mas foi Albert Einstein e Max Planck que conseguiram explicar por que isso ocorria. Considerando a luz emitida como pacotes de energia (fótons), ela precisa de uma frequência mínima para retirar os elétrons, algo que não depende da intensidade da luz, como acreditavam na física clássica.

Quais as aplicações das células fotoelétricas?

Aplicações. Nas células fotoelétricas (fotocélulas), a energia luminosa se transforma em corrente elétrica. Diversos objetos e sistemas utilizam o efeito fotoelétrico, por exemplo: as televisões (de LCD e plasma) os painéis solares; as reconstituições de sons nas películas de um cinematógrafo; as iluminações urbanas; os sistemas de alarmes

LER:   Em que se baseia o metodo regional?

Como é produzido esse efeito eletromagnético?

Geralmente, esse efeito é produzido em materiais metálicos os quais são expostos a uma radiação eletromagnética, como a luz. Quando isso acontece, essa radiação arranca os elétrons da superfície. Dessa maneira, as ondas eletromagnéticas envolvidas com esse fenômeno transferem energia aos elétrons.

O efeito fotoelétrico é um fenômeno físico que consiste na emissão de elétrons por certos materiais, geralmente metálicos, quando iluminados por ondas eletromagnéticas de frequências específicas. Nesse fenômeno, a luz comporta-se como uma partícula, transferindo energia para os elétrons, que são ejetados para fora do material.

Quando foi descoberto o fenômeno fotoelétrico?

Primeiramente, ele foi descoberto na metade do século XIX, pelo físico russo Alexander Staletov (1839-1896) e o físico alemão Heinrich Hertz (1857-1894). Entretanto, foi apenas em 1905 que, com a noção de quantização da energia de Max Plank, Albert Einstein conseguiu explicar corretamente o fenômeno do efeito fotoelétrico.

Qual o fenômeno da luz?

Nesse fenômeno, a luz comporta-se como uma partícula, transferindo energia para os elétrons, que são ejetados para fora do material. Fenômeno físico descoberto por Heinrich Hertz, em 1886; Explicado por Albert Einstein, em 1905, por meio da quantização da luz proposta por Planck em 1900;

O processo pelo qual elétrons são liberados de um material pela ação da radiação se denomina efeito fotoelétrico. Suas características essenciais são as seguintes: (1) Para cada metal, existe uma freqüência mínima da radiação eletromagnética abaixo da qual não são produzidos fotoelétrons, por mais intensa que seja a radiação;

Como calcular a frequência de uma onda eletromagnética?

Dessa equação podemos tirar a frequência f = v/λ e substituir na equação da energia para encontrarmos uma nova equação para o calculo da energia a partir do comprimento de onda: Exemplo. Calcular a energia do fóton, em joules e em elétron-volt, para uma onda eletromagnética na faixa de rádio FM, com a freqüência de 98 MHz. Exemplo 2.

Qual a velocidade de uma onda?

A velocidade de uma onda é calculada por v = λf. Dessa equação podemos tirar a frequência f = v/λ e substituir na equação da energia para encontrarmos uma nova equação para o calculo da energia a partir do comprimento de onda: Exemplo.

Qual é a frequência da Luz e não a sua intensidade?

LER:   Quando deve comecar o tratamento do impetigo?

A frequência da luz, e não a sua intensidade, é que determina se os elétrons serão ejetados. Confira a medida de função trabalho de alguns materiais conhecidos. Essa função refere-se à quantidade mínima de energia exigida para os elétrons serem arrancados da superfície do material:

Qual a relação entre a corrente elétrica e a outra placa?

A figura acima relaciona a corrente elétrica produzida pelos elétrons, ejetados por uma placa e captados pela outra placa, com o potencial elétrico estabelecido entre elas. Ao aplicar-se esse potencial, os elétrons que apenas deixavam a placa, mesmo com energia cinética nula, chegavam à outra placa.

Qual a existência das ondas elétricas?

Por volta de 1886, o físico alemão Heinrich Hertz (1857-1894) realizava diversos experimentos com o intuito de demonstrar a existência das ondas eletromagnéticas. Para tanto, Hertz produzia descargas entre dois eletrodos, e, em certas ocasiões, ele percebeu que, quando iluminado, o cátodo era capaz de produzir descargas elétricas mais intensas.

Quando começou a descoberta dos elétrons?

Anos mais tarde, em 1897, o cientista inglês Joseph John Thomson (1856-1940) realizou mais experimentos com esse tubo de raios catódicos que culminaram na descoberta dos elétrons. Ele concluiu o seguinte:

Por que os elétrons estão excitados?

I. Os elétrons estão em constante movimento ao redor do núcleo, com velocidade e posição bem definidas. II. O núcleo é uma região formada por uma massa positiva, na qual os elétrons estão incrustrados. III. Quando os elétrons são excitados, sempre pulam de uma camada mais externa para outra mais interna.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo