Qual e a dissociacao?

Qual é a dissociação?

Esse fenômeno é comum e todos passam por ele, sem que isso seja indicativo de que algo está errado. A dissociação pode ser definida como uma falha na integração de memórias e percepções, afetando as emoções, identidade, representação corporal, entre outros.

Por que a dissociação pode ser vista como um mecanismo de defesa?

A dissociação pode ser vista como um mecanismo de defesa em situações de muito estresse. Através desse distanciamento, a pessoa evita de se envolver emocionalmente com a situação, pensando de forma inconsciente “isso não está acontecendo comigo”.

Quais são os sintomas dos transtornos dissociativos?

Os sintomas dos transtornos dissociativos podem variar conforme o transtorno, sendo os mais comuns: Perda da continuidade da experiência; Perda de memórias de determinados acontecimentos, pessoas, períodos de tempo, entre outros; Sensação de desprendimento de si mesmo ou das suas emoções (despersonalização);

LER:   Em que cidade nasceu Albert Einstein?

Por que a dissociação afeta a memória?

O problema é que a dissociação também afeta o processamento das memórias e percepções acerca desses eventos e, com isso, a pessoa pode continuar vivendo como se estivesse em um momento traumático mesmo após o término do evento.

https://www.youtube.com/watch?v=9-wfwsmUv_4

Quais são os sintomas de distúrbios dissociativos?

Estes distúrbios costumam surgir como resposta a certos traumas, ansiedades ou lembranças muito dolorosas. Acredita-se que cerca de 7\% da população mundial experimentam um episódio de Distúrbio Dissociativo durante sua vida. Quais são os principais sintomas? Existem 4 tipos principais de Distúrbios Dissociativos: Despersonalização.

Posso fazer o diagnóstico desse transtorno dissociativo?

O diagnóstico desse transtorno dissociativo só pode ser feito se outros transtornos foram descartados como as síndromes psicóticas, estados de depressão ou ansiedade, especialmente o pânico. Nessas situações as despersonalizações e desrealizações são comuns constituindo-se num sintoma e não num transtorno à parte.

A dissociação pode ser definida como uma falha na integração de memórias e percepções, afetando as emoções, identidade, representação corporal, entre outros. Embora isso seja normal no dia a dia de todo mundo, raramente ela traz algum prejuízo verdadeiro na vida da maioria das pessoas.

LER:   Quais os pequenos corpos do Sistema Solar?

Sintomas – que vão desde amnésia a identidades alternativas – dependem, em parte, do tipo de transtorno dissociativo que você possui. Os tempos de estresse podem piorar temporariamente os sintomas, tornando-os mais óbvios. O tratamento para Distúrbios Dissociativos pode incluir terapia de conversação (psicoterapia) e medicação.

Qual o tratamento do transtorno dissociativo?

O tratamento do transtorno dissociativo deve ser orientado por um psiquiatra e pode incluir uso de remédios ansiolíticos ou antidepressivos para aliviar os sintomas, sendo muito importante a realização de psicoterapia.

Qual o tratamento para os estados dissociativos?

Qual o tratamento? O tratamento varia de acordo com o transtorno dissociativo que a pessoa sofre. Em geral, psicoterapia pode ajudar bastante a elaborar os traumas e diminuir os sintomas, auxiliando a controlar melhor os estados dissociativos. No entanto, geralmente não há cura definitiva para esses transtornos.

https://www.youtube.com/watch?v=FqZvZaZUDh8

Esses transtornos apresentam sintomas dissociativos como amnésia, flashbacks, despersonalização e/ou desrealização. Os sintomas dos transtornos dissociativos podem variar conforme o transtorno, sendo os mais comuns:

Como saber sobre o transtorno dissociativo de identidade?

Se quer saber mais sobre este tipo específico de transtorno dissociativo, confira Transtorno Dissociativo de Identidade. É comum que os portadores de transtorno dissociativo apresentem mudanças de comportamento, como uma súbita reação exaltada ou desequilibrada, por isso, este transtorno também é conhecido como histeria ou reação histérica.

LER:   Qual hormônio acelera o coracao?

Por que a psicoterapia pode melhorar os estados dissociativos?

Em geral, psicoterapia pode ajudar bastante a elaborar os traumas e diminuir os sintomas, auxiliando a controlar melhor os estados dissociativos. No entanto, geralmente não há cura definitiva para esses transtornos. A abordagem utilizada com mais frequência para tratar os transtornos dissociativos é a terapia cognitivo-comportamental (TCC).

Por que a criança usa a dissociação?

Geralmente os traumas, tais como abusos infantis, agressões e castigos físicos repetidos na infância, entre outros, fazem com que a criança faça uso da dissociação como um mecanismo adaptativo para reduzir a dor emocional que está vivendo.

Quando a dissociação se mantém no tempo?

O problema se torna grave quando essa dissociação se mantém no tempo e o evento traumático fica no passado. Imagine, por exemplo, uma criança que passou por um acidente de carro muito grave. Como um modo de se proteger, sua memória congela essa lembrança e, ao lembrar do acidente, a criança não experimenta nenhum tipo de emoção.

Quais são os transtornos dissociativos?

Muitos transtornos dissociativos podem apresentar uma sintomatologia bastante diversa, distúrbios de sono, transtorno do déficit de atenção por hiperatividade, autolesão]

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo