Qual a hipocondria?

Qual a hipocondria?

A hipocondria é mais do que uma mania temporária, é um distúrbio de ansiedade. Para ser diagnosticada, tem de causar uma preocupação constante, um sofrimento intenso e uma deterioração da qualidade de vida durante pelo menos seis meses. É distinta da depressão, do distúrbio de pânico e da perturbação obsessivo-compulsiva (POC).

Como ocorre o transtorno hipocondríaco?

O transtorno hipocondríaco, como também é chamada, é uma neurose de doenças. O que ocorre com os indivíduos doentes é uma sensibilidade exacerbada do próprio corpo. Qualquer alteração fisiológica incomoda o hipocondríaco. Ou seja, qualquer coisa que sente, ele liga a alguma doença.

Qual o agente causador da hipocondríaca?

É alguma perturbação que leva o indivíduo a se tornar hipocondríaco. O agente causador pode ser desde um trauma ou um susto a outros fatores emocionais como a falta de atenção, a insegurança e a baixa autoestima, por exemplo. A doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e de todas as idades.

LER:   O que e base ternaria?

Como o hipocondríaco pode ser pesadelo?

Além disso, o Hipocondríaco pode também apresentar uma obsessão por sujidade e germes, e por isso uma ida a um banheiro público ou agarrar na barra de ferro do ônibus, pode ser um pesadelo. O diagnóstico da Hipocondria pode ser feito por um psiquiatra ou psicólogo através da observação do comportamento e preocupações do paciente.

Como fazer o diagnóstico da hipocondria?

O diagnóstico da Hipocondria pode ser feito por um psiquiatra ou psicólogo através da observação do comportamento e preocupações do paciente. Além disso, para confirmar o diagnóstico o médico pode também pedir para conversar com um médico que consulte regularmente ou com um familiar próximo, de forma a identificar e confirmar os sintomas da doença.

Como ficar ansioso com o hipocondríaco?

Nesses quadros, o hipocondríaco tende a ficar ansioso com a doença, mesmo se nenhuma evidência médica justifique a preocupação ou acreditar que qualquer sintoma simples pode evidenciar um problema terrível. Por exemplo: uma dor de cabeça certamente significará um tumor cerebral.

Quais os critérios de diagnóstico da hipocondria?

Os critérios de diagnóstico da hipocondria, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), são: Dificuldades na vida social, trabalho e na rotina diária, por conta dessa preocupação ou sintomas.

Será que uma hipocondríaca não está a mentir?

Uma pessoa hipocondríaca não está a mentir, acredita realmente que está muito doente e que vai morrer, sofrendo muito com a situação. Se alguém finge estar doente só para ter atenção não é um hipocondríaco. A hipocondria existe por causa da Internet?

A hipocondria é o quadro em que se tem um medo excessivo e não realista de ter algum sintoma ou condição de saúde que pode ameaçar sua vida e que ainda não foi diagnosticado.

Qual a metodologia mais usada para lidar com hipocondria?

A primeira é a psicoterapia, e a metodologia mais usada é a psicologia cognitiva-comportamental. Essa abordagem permite o paciente reconhecer as causas de seu comportamento ansioso e ensina formas de parar com ele. Além disso, é importante que o paciente aprenda mais sobre a hipocondria, até para saber melhor como lidar.

LER:   Como fazer a circuncisao no homem?

Como Prevenir a hipocondria?

É importante evitar o recurso a exames complexos e dispendiosos mas pode ser necessário tratar alguns sintomas, como a dor. Não é possível prevenir a hipocondria. Contudo, um acompanhamento adequado ajuda a reduzir a gravidade das manifestações e a melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Como a hipocondria afeta a sua vida?

A hipocondria interfere assim de modo significativo na qualidade de vida destes indivíduos e afeta a sua vida familiar, social e profissional, gerando ansiedade ou depressão e perdas significativas de tempo e dinheiro em exames e consultas.

Qual a queixa da hipocondria?

As queixas podem ser de carácter mais geral, como dor ou cansaço, ou serem mais específicas. Na hipocondria, o paciente não finge nem mente. Ele acredita totalmente na doença e por isso recorre a muitos médicos, na busca de um que confirme a presença da sua patologia.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo