Qual a acao do hidroclorotiazida?

Qual a ação do hidroclorotiazida?

A ação diurética da hidroclorotiazida reduz o volume plasmático, aumenta a atividade da renina plasmática e aumenta a secreção de aldosterona, seguida por aumentos na concentração de potássio na urina e perda de bicarbonato, e uma diminuição no teor de potássio sérico.

Qual a principal indicação terapêutica da hidroclorotiazida é demais diuréticos de seu grupo?

Hidroclorotiazida é destinado ao tratamento da hipertensão arterial, quer isoladamente ou em associação com outros fármacos anti-hipertensivos. Pode ser ainda utilizado no tratamento dos edemas associados com insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e com a terapia por corticosteroides ou estrógenos.

Quais são os efeitos colaterais da hidroclorotiazida?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a hidroclorotiazida são fraqueza excessiva, tontura, dor na parte superior do estômago, náusea, vômito, calafrio, mãos e pés frios, sangramentos ou hematomas. A hidroclorotiazida pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato.

LER:   E um exemplo de difusao facilitada?

Por que a hidroclorotiazida pode causar desequilíbrio do sangue?

As tiazidas, incluindo a hidroclorotiazida, podem causar desequilíbrio do volume de fluidos ou eletrólitos (incluindo hipocalemia (redução dos níveis de potássio no sangue), hiponatremia (nível baixo de sódio no sangue) e alcalose hipoclorêmica).

Por que a hidroclorotiazida é recomendado durante a gravidez?

Por norma, o médico irá aconselhá-la a tomar outro medicamento em vez de Hidroclorotiazida pois este não está recomendado durante a gravidez, com excepção de casos raros em que nenhum outro tratamento pode ser utilizado.

Quando a hidroclorotiazida é usada para tratar a pressão arterial?

Após 1 semana a posologia deve ser ajustada pelo médico até se conseguir a resposta terapêutica desejada sobre a pressão sanguínea. Quando a hidroclorotiazida é usada com outro agente anti-hipertensivo, a dose deste último deve ser reduzida para prevenir a queda excessiva da pressão arterial.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo