Quais sao os remedios fitoterapicos?

Quais são os remédios fitoterápicos?

A codeína e a escopolamina, amplamente usados pela população, são exemplos de remédios populares que também são fitoterápicos. Ou seja, você provavelmente já os consome. O fitoterápico é um produto farmacêutico obtido através do processamento de matérias-primas ativas vegetais cuja segurança e eficácia são baseadas em evidências clínicas.

Quando surgiu o uso de fitoterápicos?

Quando surgiu o uso de fitoterápicos? O uso de fitoterápicos e de plantas medicinais acompanha a história do homem. Grande parte das espécies mais utilizadas tem centenas e até milhares de anos de uso documentado. O uso de plantas medicinais foi a base da terapia medicamentosa até meados do século 20. Como eles têm suas funções comprovadas?

Por que tomar fitoterápicos?

Por que tomar fitoterápicos? Em sua maioria, medicamentos fitoterápicos trazem menos efeitos colaterais, tanto a curto quanto a longo prazo. Remédios alopáticos costumam ser poderosos supressores, com a intenção de acabar com os sintomas. Esse sistema pode ser debilitante para o organismo.

LER:   Qual o idioma mais traduzido do mundo?

Como industrializar os fitoterápicos?

O processo de industrialização evita contaminações por micro-organismos e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso. Os fitoterápicos industrializados devem ser regularizados na Anvisa antes de serem comercializados.

De acordo com a Anvisa, o medicamento fitoterápico é um remédio produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais com alguma ação terapêutica. Eles também são caracterizados por dispor de um conjunto de princípios ativos que são conseguidos a partir de partes de plantas, como raízes, folhas e sementes.

O que é considerado um medicamento fitoterápico?

§ 1º São considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais cuja segurança e eficácia sejam baseadas em evidências clínicas e que sejam caracterizados pela constância de sua qualidade.

Não é considerado medicamento fitoterápico?

É importante destacar que não é considerado um fitoterápico aquele medicamento que contém substâncias ativas isoladas, bem como sua associação com extratos vegetais. Todo fitoterápico deve ter sua ação comprovada através de estudos farmacológicos e toxicológicos.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo