Quais os fatores de virulencia que estao envolvidos na patogenese da Meningococemia?

Quais os fatores de virulência que estão envolvidos na patogênese da Meningococemia?

Factores de virulência

  • Antifagocíticos: cápsula e a internalização em vacúolos fagocíticos;
  • Colonização: pili;
  • Toxina: LPS e endotoxina;
  • Enzima: protease IgA1 e proteínas de ligação à transferrina.

O que é Neisseria SSP?

Neisseria é um género de bactérias gram-negativas incluído entre as proteobactérias, um grande grupo de formas gram-negativas. Os membros de Neisseria são diplococos semelhantes a grãos de café quando vistos ao microscópio.

Qual é o principal fator de virulência da Neisseria meningitidis envolvido na patogênese da meningococcemia 10 pontos?

A presença no soro de IgG ou IgM é provavelmente o fator mais importante na prevenção da manifestação da doença no hospedeiro. Esses anticorpos são específicos contra antígenos de superfície capsulares e não-capsulares. Os anticorpos são produzidos em reposta à colonização com filtros carreadores de N.

LER:   O que e uma reacao de reducao?

Quais fatores de virulência das principais bactérias que ocasionam meningite?

A incidência das meningites bacterianas está associada a diversos fatores de risco, entre os quais se destacam: – Alcoolismo e toxicodependência; – Esplenectomia; – Diabetes mellitus; – Imunodeficiências; Page 22 Meningites Bacterianas 12 – Hipogamaglobulinémia (Streptococcus pneumoniae); – Doença hepática/renal ( …

Qual o ágar comum utilizado para identificar Neisserias gonorréia e meningite?

INTRODUÇÃO Agar Thayer Martin é um meio rico e superior a outros meios de cultivo, destinados ao isolamento de Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidis, pois contém em sua fórmula, antibióticos que inibem o crescimento de bactérias do gênero Neisseria saprófitas e outras bactérias, quando em amostras colhidas de …

Quais são os principais agentes causadores da meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

Quais são os fatores de virulência para essa bactéria?

Os fatores de virulência para essa bactéria incluem a cápsula polissacarídica que a protege da resposta inflamatória do hospedeiro e os pelos do tipo IV que promovem a aderência bacteriana. Outros fatores de virulência desta espécie são proteínas de classe 5 (Opa) e Opc, proteases IgA1, bem como componentes da parede celular.

LER:   Qual fruta representa o Butanoato de Propila?

Qual a distribuição da gonorreia?

Em relação à sua distribuição, a gonorreia tem sido relatada em todo o mundo. Esta doença é generalizada em todos os estratos sociais, sendo maior em baixos níveis socioeconômicos.

Quais são os fatores de virulência do patógeno?

Os fatores de virulência são aquelas habilidades dos microrganismos em invadir os tecidos de um hospedeiro através de moléculas tóxicas, bactérias e outros patógenos para obter alimento ou células fixas. Portanto, o hospedeiro pode ficar doente se seu sistema imunológico não for capaz de interromper os fatores de virulência do patógeno.

Por que o flagelo é um fator de virulência?

Está presente em bactérias e outros organismos unicelulares, bem como em algumas células de organismos multicelulares. Às vezes, o flagelo é considerado um fator de virulência. Por exemplo, em Pseudomonas apresenta quimiotaxia positiva para algumas moléculas, como açúcares.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo