Por que os individuos Esplenectomizados tem risco aumentado de infeccões fulminantes?

Por que os indivíduos Esplenectomizados tem risco aumentado de infecções fulminantes?

Associa-se o risco aumentado para infecção sistêmica severa com a esplenectomia total, pela conseqüente depuração diminuída de agentes veiculados pelo sangue e pela alterada fagocitose e imunidade humoral, pois a cirurgia remove os macrófagos esplênicos que filtram e fagocitam bactérias e outros patógenos de veiculação …

O que acontece após a retirada do baço?

Depois da remoção do baço a capacidade do corpo de combater infecções fica diminuída e outros órgãos, especialmente o fígado, aumentam sua capacidade de produzir anticorpos para combater infecções e proteger o organismo.

O que é auto esplenectomia?

Os indivíduos com anemia falciforme têm episódios repetitivos de vaso oclusão e infarto, que determinam a chamada “auto esplenectomia”, ou asplenia funcional. Esse problema determina um aumento da suscetibilidade às infecções, especialmente por S. pneumoniae e H.

Quais são as consequências da esplenectomia?

Muitas operações implicam uma série de consequências, que afetam negativamente o funcionamento de todo o organismo. A leucocitose após esplenectomia ocorre com bastante frequência. Isso ocorre devido ao desligamento de certas funções do baço após sua remoção (filtração, função de destruição, regulação).

LER:   Quando o ponto final e usado?

Quando ocorre o pós-operatório de esplenectomia?

No período pós-operatório imediato de uma esplenectomia podem ocorrer complicações agudas, como abscesso subfrênico, principalmente quando realizados outros procedimentos associados.

Por que a esplenomegalia pode ser causada?

A esplenomegalia pode ser causada por diversos motivos. Principais causas de esplenomegalia Hipertrofia do baço por estímulo a resposta imune devido à infecção, como na endocardite bacteriana subaguda ou na mononucleose Hipertrofia por aumento na destruição de eritrócitos como na esferocitose hereditária ou talassemia maior

Por que a esplenomegalia é dolorosa?

Geralmente, não é necessário qualquer tratamento específico na esplenomegalia devido a hipertensão portal. A esplenomegalia dificilmente é dolorosa, a não ser em casos agudos, ou severa como em outras condições como a Doença de Gaucher.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo