Por que o bocio difuso pode ser resultado de doencas autoimunes da tireoide?

Por que o bócio difuso pode ser resultado de doenças autoimunes da tireoide?

O bócio difuso pode ser resultante de doenças autoimunes da tireoide, como a tireoidite de Hashimoto (bócio difuso atóxico) ou Doença de Graves (bócio difuso tóxico). Um ou mais nódulos de tireoide podem ser resultantes de uma combinação de fatores bociogênicos genéticos com fatores ambientais.

Por que os pacientes têm problemas na tireoide?

A grande maioria dos pacientes com problemas na tireoide têm uma doença que provoca hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Portanto, o que costumamos ver na prática clínica são pacientes com sinais e sintomas de excesso ou deficiência de hormônios tireoidianos.

Qual a deficiência de iodo na tireoide?

O bócio simples não tóxico é uma forma específica de aumento não canceroso. Deficiência de iodo A deficiência de iodo, que é comum em todo o mundo, pode causar o aumento da tireoide. A maior parte do iodo do organismo fica armazenado na tireoide. O iodo na tireoide é necessário para a… leia mais

LER:   Qual o piso salarial de um Tecnico de analises clinicas?

Como avaliar a função da tireoide?

Diante de um aumento da tireoide, os exames laboratoriais para avaliar a função da tireoide são fundamentais. Lembrando que o TSH é o hormônio da hipófise que estimula a função e o crescimento do tecido da tireoide e de eventuais nódulos nela contidos.

Quais são os hormônios avaliados no aumento da tireóide?

Os hormônios avaliados nos casos de aumento da tireoide são o TSH e o T4 livre, como já descrito em um post anterior. Os anticorpos antitireoidianos são importantes para definir a causa das alterações hormonais se elas forem detectadas.

Dos fatores ambientais, a deficiência de iodo é uma das mais importantes. No Brasil, onde o sal é iodado, e a deficiência de iodo é rara. Diante de um aumento da tireoide, os exames laboratoriais para avaliar a função da tireoide são fundamentais.

Como estimula o crescimento da tireóide?

Como vimos, o TSH estimula o crescimento da tireoide. Dessa forma, na presença de bócio, há indicação de tratamento com levotiroxina nos casos de hipotireoidismo clínico ou mesmo subclínico (quando o TSH está aumentado) a fim de manter o TSH em níveis normais.

Como fica o hipertireoidismo no bócio?

Tudo fica mais acelerado. O hipertireoidismo pode ocorrer tanto no bócio difuso quanto no nodular. Mais uma vez, é dosando os hormônios no sangue que descobrimos se os sintomas podem ser devido a um estado de hipertireoidismo. Chegamos ao final deste post e espero que você esteja entendendo com mais naturalidade sobre o bócio.

Será que a tireóide benigna pode ser removida?

Espero que falsos conceitos possam ter sido removidos e que o entendimento sobre a “tireoide benigna” tenha sido cumprido com sucesso. Para tireoides aumentadas ou nódulos, o cirurgião de cabeça e pescoço é o profissional médico indicado.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo