Por que a violencia se constitui como uma questao de saude publica?

Por que a violência se constitui como uma questão de saúde pública?

Fenômeno de natureza multicausal, a violência interessa ao setor da saúde, principalmente em razão do número de mortes que provoca, bem como pela necessidade de atendimento médico que têm as pes-soas lesionadas.

É possível prevenir a violência reflexões a partir do campo da saúde pública?

Reflections in public health area. As autoras discutem sobre as possibilidades e dificuldades de prevenir as diferentes formas de violência a partir do campo da saúde pública. Concluem que, por se tratar de um fenômeno histórico-social, construído em sociedade, a violência pode ser desconstruída.

LER:   Qual a diferenca entre liquen plano e Escleroso?

Qual o papel da liderança da Saúde Pública no âmbito da violência?

Embora a liderança da saúde pública não precise e não possa dirigir todas as ações para prevenir e reagir à violência, as autoridades e líderes têm um papel relevante nesse âmbito.

Por que as vítimas de violência doméstica e sexual têm mais problemas de saúde?

A evidência existente indica que as vítimas de violência doméstica e sexual têm mais problemas de saúde, custos significativamente mais altos de tratamento de saúde e consultas mais freqüentes aos atendimentos de emergência durante toda a sua vida do que os que não sofreram tais abusos. O mesmo sucede com vítimas de abuso e abandono infantil.

Quais são as associações entre o comportamento suicida e a violência?

Foram encontradas associações entre o comportamento suicida e diversos tipos de violência como maus tratos infantis 53, 54, violência por parceiro íntimo 33, 55, agressão sexual 53 e abuso de idosos 56, 57.

Como a violência pode ser causada por fatores de risco?

Colocado em um contexto de desenvolvimento, o modelo ecológico mostra como a violência pode ser causada por diferentes fatores em etapas diversas da vida. Embora alguns fatores de risco talvez sejam específicos de certos tipos de violência, os vários tipos de violência, em geral, têm fatores de risco comuns.

Onde o tema violência se insere na área da saúde?

Na área de saúde, no País, a consideração do tema da violência vem se fazendo de forma fragmentada e progressiva. Primeiramente, pediatras epidemiologistas e psiquiatras trouxeram o problema ao debate, embora enfermeiras, assistentes sociais e demais profissionais do campo da assistência tivessem consciência dele.

Como podemos evitar que a violência faça parte do nosso cotidiano?

Reduzir o acesso a armas, facas e pesticidas; Promover igualdade de gênero para prevenir a violência contra mulheres; Mudar normas culturais e sociais que apoiam a violência; Criar programas de identificação, cuidado e apoio a vítimas.

Por que a violência é um problema?

A violência no Brasil é um problema estrutural de nossa sociedade que gera pânico na população, perdas financeiras para o país e que reduz a qualidade de vida do povo brasileiro. O problema da violência no Brasil está relacionado à falência e corrupção das instituições públicas, principalmente a educação e a segurança.

Como o setor da saúde pode colaborar para o enfrentamento de situações de violência?

Para que os serviços da atenção básica façam parte de redes intersetoriais para atender pessoas em situação de violência, é necessário que não se reduzam a um conjunto de pontos de triagem e/ou encaminhamento, mas que, de fato, atuem de maneira integral e integrada.

LER:   Quanto e recomendado para quem tem osteoporose?

Qual pode ser a contribuição da saúde pública no combate à violência?

Desde a década de 1980, a área da saúde pública tem desempenhado um crescente papel positivo a esse respeito. Um grande número de médicos, pesquisadores e sistemas da saúde pública têm se dedicado à tarefa de compreender as raízes da violência e à sua prevenção. É possível prevenir a violência.

O que pode ser feito para diminuir a violência?

Mas, em quais áreas é mais eficiente colocar recursos para diminuir a violência? Se engana quem pensa que a única opção é investir em medidas de repressão. Diversos trabalhos científicos relacionam a diminuição da violência a investimentos em saúde, educação, moradia, cultura e emprego.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo