O que significa cirurgia conservadora?

O que significa cirurgia conservadora?

A cirurgia conservadora também é conhecida por quadrantectomia, setor de mama ou ressecção segmentar mamária. Apesar da diferença de nomes, o procedimento é o mesmo e consiste na remoção de todo o tumor, com tecido saudável ao redor (margens de segurança) e preservação do restante da glândula mamária.

O que é a mastectomia radical?

Mastectomia radical. Neste procedimento, o cirurgião remove toda a mama, os linfonodos axilares e os músculos peitorais (parede torácica) que se encontram atrás da glândula mamária. Atualmente, essa cirurgia é raramente realizada.

O que é mastectomia segmentar?

Também chamada de lumpectomia, quadrantectomia, mastectomia parcial ou mastectomia segmentar, consiste na retirada do segmento ou setor da mama que contém o tumor. O objetivo é retirar o tumor junto com algum tecido normal adjacente como margem de segurança.

Quando a mastectomia é necessário?

Geralmente, a mastectomia será indicada nos seguintes casos: Quando a paciente apresenta quadro de tumor localizado, em estágios precoces; Quando a mulher apresenta um risco elevado de desenvolver um câncer de mama (alterações genéticas ou histórico familiar);

LER:   O que faz a cabeca do bebe ficar quente?

O que é uma ressecção segmentar?

Ressecção segmentar (quadrantectomia) Nesta técnica, a remoção inclui o tumor, com pelo menos 2 cm de margem para cada lado, a pele acima do tumor (supratumoral) e a fáscia do músculo peitoral maior.

Qual a diferença entre mastectomia e cirurgia conservadora da mama?

A diferença entre as duas é simples. Enquanto a cirurgia conservadora da mama preserva a maior parte do tecido mamário e sua aparência, a mastectomia consiste na retirada desse tecido em prol da cura e/ou tratamento. Existem diferentes tipos de mastectomia e formas de realização dessa cirurgia.

Quais são as principais indicações da mastectomia?

Já a mastectomia é recomendada dependendo da relação entre o tamanho do tumor e da mama, normalmente quando o tumor encontra-se localmente avançado e pode comprometer tanto a pele como o músculo. Saiba quais são as principais indicações: Tumores inflamatórios que envolvem os vasos linfáticos e acometem a pele;

Como é realizada a mastectomia radical?

Mastectomia radical. Neste procedimento, o cirurgião remove toda a mama, os linfonodos axilares e os músculos peitorais (parede torácica) que se encontram atrás da glândula mamária. Atualmente, essa cirurgia é raramente realizada.

LER:   Qual a causa do infarto e parada cardiaca?

Qual a mastectomia preventiva para o câncer de mama?

Mastectomia preventiva: é indicada somente para mulheres com o risco muito elevado de desenvolver o câncer de mama, como aquelas que possuem histórico de doença na família ou que apresentam alterações genéticas que podem causar o câncer.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo