O que e uma espondilolistese?

O que é uma espondilolistese?

A coluna vertebral consiste em nosso pilar de sustentação. A região lombar é responsável por suportar fortes cargas mecânicas. A falha em suportar tais cargas pode levar ao escorregamento de uma vertebra em relação a outra. A essa condição damos o nome de Espondilolistese.

Qual a diferença da espondilolistese para a espondilose?

A espondilólise é uma situação onde há uma pequena fratura de uma vértebra da coluna, que pode ser assintomática ou dar origem a uma espondilolistese, que é quando a vértebra ‘escorrega’ para trás, deformando a coluna, podendo pressionar um nervo e causar sintomas como dor nas costas e dificuldade para se movimentar.

O que é espondilólise lombar?

Espondilólise é uma fratura por estresse, que ocorre na porção posterior da coluna vertebral. Aqueles com a condição podem sentir dores nas costas ou dor nas pernas, ou mesmo serem assintomáticos.

LER:   Quais as principais doencas provocadas pelo uso do cigarro?

Qual é o significado da espondilolistese?

Espondilolistese significa escorregamento para frente de um corpo vertebral na coluna. Espondilolistese sempre dói? Nem sempre. Algumas pessoas com espondilolistese não apresentam sintomas. Quais sintomas mais comuns?

Como fazer o diagnóstico de espondilolistese?

Apesar de alguns dos sintomas serem indicadores indiretos de espondilolistese o diagnóstico é feito através de exames de radiografias simples, podendo ser complementado por tomografia computadorizada e ressonância magnética. Os medicamentos utilizados para espondilolistese são sintomáticos como analgésicos e anti-inflamatórios.

Por que a espondilolistese pode ser incapacitante?

A espondilolistese pode ser incapacitante quando é grave e os tratamentos não trazem o alívio da dor esperado, e nesse caso a pessoa pode ter que se aposentar.

Qual o prognóstico para a espondilolistese?

O prognóstico dos pacientes com espondilolistese depende da causa, nível de escorregamento e quadro neurológico ao momento do diagnóstico. A principal prevenção às complicações é a procura do cirurgião de coluna em caso apresente sintomas. Um adequado manejo da espondilolistese está intimamente relacionado ao diagnóstico precoce.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo