O que e ceruloplasmina baixa?

O que é ceruloplasmina baixa?

Ceruloplasmina. O nível sérico de ceruloplasmina (normalmente 20 a 35 mg/dL) costuma ser baixo na doença de Wilson, mas pode ser normal. Pode também ser baixo em portadores heterozigotos e aqueles com distúrbios hepáticos (p. ex., hepatite viral, doença hepática induzida por drogas ou álcool).

Para que serve o exame de sangue ceruloplasmina?

A principal aplicação do uso da ceruloplasmina é o diagnóstico da doença de Wilson (degeneração hepatolenticular), uma doença autossômica recessiva, onde as concentrações de ceruloplasmina plasmática são tipicamente reduzidas, e o cobre não ligado e urinário estão aumentados.

Como é feito o diagnóstico da doença de Wilson?

O diagnóstico baseia-se em alterações laboratoriais como ceruloplasmina baixa, cobre urinário de 24 horas, cobre livre e dosagem de cobre no tecido hepático elevados. Ao exame oftalmológico, a presença de anel de KF reafirma o diagnóstico(1). O tratamento baseia-se no uso de drogas quelantes do cobre.

LER:   Quanto mede cada lado do triangulo equilatero?

O que é o ceruloplasmina?

A ceruloplasmina é uma proteína (alfa-2-globulina) produzida no fígado que transporta 70\% a 90\% do cobre plasmático. Por ser uma proteína de fase aguda, elevando-se em processos inflamatórios, um resultado normal não exclui o diagnóstico da doença de Wilson.

Qual o valor normal do exame de ceruloplasmina?

CERULOPLASMINA

Método Parâmetro Valor de referência
IMUNOTURBIDIMETRIA CERULOPLASMINA 20 a 60 mg/dL * ATENÇÃO PARA NOVOS VALORES DE REFERÊNCIA A PARTIR DE 05/08/2019

O que é dosagem de ceruloplasmina?

– Esta dosagem contribui para o diagnóstico da doença de Wilson, que é geneticamente determinada, de herança autossômica recessiva, e caracterizada por comprometimento hepático (cirrose), neurológico (lesão dos núcleos da base) e renal (tubulopatia) devido à deposição excessiva de cobre.

Quem trata doença de Wilson?

A doença de Wilson não tem cura, no entanto é importante que o pediatra, neurologista ou clínico geral seja consultado para que seja iniciado o tratamento mais adequado, que pode envolver mudanças na alimentação, uso de medicamentos e/ ou suplemento de zinco e, nos casos mais graves, transplante de fígado.

LER:   Por que a retina pode causar flashes de luz?

Como detectar a doença de Wilson?

A doença de Wilson só pode ser detectada por um médico e através de testes de diagnóstico. Os seguintes sintomas podem indicar acúmulo de cobre no fígado: Muitos desses sintomas, como icterícia e edema, são os mesmos para outras condições, como insuficiência hepática e renal.

Qual o tratamento adequado para a doença de Wilson?

O tratamento deve envolver equipe multidisciplinar com hepatologista, neurologista, psiquiatra, oftalmologista, clínico geral ou pediatra (a depender da idade de início) e equipe de reabilitação. Os medicamentos mais usados para o tratamento da doença de Wilson e de alguns sintomas relacionados a ela são: NÃO PARE AGORA…

Qual a característica comum da doença de Wilson?

Outra característica comum da doença de Wilson é o aparecimento de anéis avermelhados ou acastanhados nos olhos, chamados de sinal de Kayser-Fleischer, que é resultado do acúmulo de cobre nesse local. É também comum aparecer nessa doença cristais de cobre nos rins, levando à formação de cálculos renais.

Quais são as estratégias para a doença de Wilson?

Desta maneira, o uso de quelantes de cobre (como penicilamina, que aumenta a excreção urinária de cobre) e suplementação oral com altas doses de zinco são estratégias importantes na doença de Wilson. O zinco evita a absorção do cobre pelo intestino e aumenta a fração de cobre eliminada nas fezes.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo