Como fazer um extintor de incendio caseiro?

Como fazer um extintor de incêndio caseiro?

Para o funcionamento do extintor caseiro, peça aos alunos que tampem com o dedo a saída do conta-gotas e sacudam vigorosamente a garrafa, de modo que o bicarbonato reaja com o vinagre e, logo em seguida, destampe o conta-gotas, mirando para algum local específico, inclinando-o para baixo.

Como abrir um extintor de incêndio?

Para liberar o agente extintor, aperte as duas alavancas juntas com uma das mãos enquanto aponta a mangueira para a base do fogo com a outra. Aplique uma pressão de forma lenta e uniforme ao apertar as alavancas. Solte as alavancas para parar de descarregar o extintor.

Qual é o principal elemento presente em cada um dos extintores?

Dessa forma, as substâncias de maior importância no combate às chamas são á água e o gás carbônico, razão pela qual são empregadas como princípio químico na grande maioria dos extintores.

LER:   Como devem ser apresentadas as referencias bibliograficas?

Qual a forma correta de utilizar um extintor?

Aponte a mangueira para a base do fogo. Segure a alavanca inferior (a alça de transporte) com uma mão e a mangueira ou o bico do extintor com a outra mão. Em seguida, aponte a mangueira diretamente para a base do fogo e não para as chamas, pois será necessário apagar o combustível que está queimando.

Como usar corretamente o extintor de incêndio?

Saiba a forma correta de usar o extintor automotivo

  1. Desligue o carro.
  2. Não abra o capô de uma vez.
  3. Rompa o lacre do extintor e aperte o gatilho em direção a uma abertura parcial do capô.
  4. Quando julgar que a chama diminuiu, abra o capô totalmente.
  5. Despeje todo o conteúdo do extintor.

Porque é que o CO2 é usado na produção de extintores?

O extintor CO2 funciona por abafamento, ou seja, diminuindo a concentração de oxigênio do ambiente e extingue o poder de combustão das chamas. Ele tem esse nome pelo conteúdo, que é o gás de dióxido de carbono (CO2), que diminui não só a temperatura local como reage com o ar, como mencionado anteriormente.

Como é composto um extintor?

O agente propulsor pode ser o GÁS CARBÔNICO ou NITROGÊNIO. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ. O GÁS CARBONICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA.

Como funciona um extintor de incêndio de CO2?

LER:   Qual e a estrela no centro da Via Lactea?

Como identificar um extintor CO2?

Diferentes modelos. O modelo mais fácil de se descobrir no tato é o extintor de Gás Carbônico (CO2). Isso se da a ele não possuir o manômetro e ter na ponta do mangote o grande dissipador do gás. Os utros três modelos de extintores são: Água (H2O), Pó Químico Seco (PQS) e Espuma.

Qual a fórmula do extintor de incêndio?

Qual a fórmula química do extintor de incêndio? Observe que, como produtos, são formados o etanoato de sódio (acetato de sódio- H3CCOO-Na+(aq)), o ácido carbônico (H2CO3(aq)), que se decompõe em água, e o dióxido de carbono (gás carbônico, CO2(g)).

Quais os elementos obrigatórios dos extintores de incêndio?

(foto: Reprodução / TV Sul) Pó químico e água. São os dois elementos usados em extintores de incêndio. Todos os estabelecimentos , mesmo que tenha algum sistema de chuveiro automático, que é acionado assim que detectado temperatura elevada, é obrigatório, ter, ao menos um extintor industrial.

Para que tipo de incêndio o CO2 e eficiente?

– Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.

Em qual tipo de incêndio o extintor de CO2 é visto como o mais indicado para o combate?

Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.

LER:   Quais os eventos que ocorrem na 2 semana do desenvolvimento embrionario?

Onde colocar extintor de CO2?

O extintor CO2 é usado para incêndios classe B e classe C, causados por queima de líquidos e gases inflamáveis, como gasolina e outros combustíveis, além de incêndios causados por equipamentos elétricos energizados. Também pode ser usado em incêndios que atingem materiais sólidos, como papel ou madeira.

Qual a pressão interna de um extintor de CO2?

Descrição do Material: Carga comum (680 G/L). Destinado à proteção e combate a incêndio da Classe B (líquidos inflamáveis), é fornecido nas capacidades de 4/6 quilos de agente extintor, com pressão de serviço 126 kgf/cm² (12,36 Mpa) e pressão de testes de 210 kgf/cm² (20,59 Mpa). Temperatura de operação de 0° C à 45°C.

Qual a vantagem do extintor de CO2?

Uma grande vantagem do extintor de CO2 é não danificar o que atinge, ou seja, pode ser utilizado em aparelhos eletrônicos e utensílios delicados, como computadores e telefones, sem causar nenhum dano aos mesmos.

Por Que Eu Preciso de um extintor de incêndio?

Por que eu preciso de um extintor de incêndio? Em 2017 o Brasil estabeleceu uma nova legislação pela Lei Federal 13.425/17, ela define e estabelece diretrizes e obrigatoriedades sobre medidas de prevenção e combate a incêndios em edifícios, estabelecimentos, áreas de concentração de público.

Qual o tipo de extintor indicado para uso em cozinhas?

O tipo de extintor indicado para uso em cozinhas, principalmente as industriais são os extintores de classe K. Já que neste local temos uma infinidade de opções de risco para incêndios, são manuseados óleos e líquidos inflamáveis, existem equipamentos eletrônicos espalhados além da presença e utilização de gases.

Qual o extintor da combustão?

Em incêndios em que a combustão é originado por gases deve-se utilizar o extintor de classe B, ou extintor de Extintor Co2 (Gás Carbônico).

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo