Qual e a causa do infarto do miocardio?

Qual é a causa do infarto do miocárdio?

DEFINIÇÃO E ETIOLOGIA O IAM pode ser definido como necrose do músculo cardíaco como consequência de uma isquemia miocárdica. Essa isquemia pode se dar de diversas formas e a anamnese dará oportunidade de ser realizado um diagnóstico diferencial de qualidade, otimizando o tratamento do paciente.

O que é protocolo de IAM?

O Protocolo Gerenciado de IAM foi lançado em 1º de março de 2005 com o objetivo de agilizar o atendimento dos pacientes e garantir que eles recebam o tratamento recomendado pelas diretrizes, a fim de reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes do infarto.

Como identificar IAM com supra?

O eletrocardiograma é o exame principal para o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supra desnivelamento do segmento ST (IAM com supra de ST).

LER:   Quando devo tomar remedio para dor de cabeca?

Quais são os fatores que influenciam no desenvolvimento do infarto?

Os principais fatores de risco para o infarto são o tabagismo, o colesterol em excesso, hipertensão (pressão alta), diabetes, obesidade, estresse e depressão. Os diabéticos têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.

O que podemos fazer para evitar o infarto do miocárdio?

Além do acompanhamento médico, veja como evitar um infarto:

  1. Controle a hipertensão;
  2. Controle o diabetes;
  3. Controle os níveis de colesterol;
  4. Evite o exagero de bebidas alcoólicas;
  5. Evite o estresse;
  6. Mantenha uma dieta equilibrada;
  7. Mantenha o peso ideal do seu corpo;
  8. Não fume;

O que é uma supra de ST?

Síndrome coronariana aguda com supradesnivelamento do segmento ST corresponde à oclusão da artéria coronária e correspondente necrose dos miócitos causada pela isquemia prolongada.

Quando considerar supra?

Critérios para IAM com supra: 1) BRE novo ou supostamente novo. 2) Elevação do segmento ST em duas derivações contíguas de pelo menos 1 mm, exceto nas derivações V2 e V3: · V2-V3 acima de 1,5 mm em mulheres, independentemente da idade; · V2-V3 acima de 2 mm em homens ≥ 40 anos e acima de 2,5 mm em homens < 40 anos.

LER:   Qual e o fossil humano mais antigo?

Como diagnosticar começo de infarto?

Os indícios são:

  1. Pressão no peito – A maioria dos ataques cardíacos envolve dor intensa no centro do peito que dura mais do que alguns minutos, ou que vai e volta;
  2. Dor ou desconforto em membros superiores – pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula;

A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.

Quais são os fatores de risco para o Ian?

Os fatores de risco para o IAM podem ser divididos em fatores modificáveis e não modificáveis, a depender se o fator pode ser alterado ou não pelo indivíduo. Os principais fatores não modificáveis são a idade, a raça, o sexo e o histórico familiar.

Qual a causa dos enfartes do miocárdio?

A maioria dos enfartes do miocárdio é causada por coágulos que, por sua vez, resultam do processo de aterosclerose, que envolve estreitamento e rigidez das artérias. A presença de níveis elevados de triglicéridos e de colesterol LDL conduz à formação de placas no interior das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo.

LER:   Pode tomar dipirona antes de uma cirurgia?

Qual a taxa de mortalidade por enfarte do miocárdio?

Em 2011, a taxa de mortalidade por enfarte do miocárdio em Portugal foi de 24,2 casos por 100 mil habitantes, com 4366 mortes. Os enfartes do miocárdio podem manifestar-se de diversas formas, por vezes bastante enganadoras. As mais comuns são uma dor em forma de aperto, sensação de peso ou pressão no centro do peito.

O que é infarto agudo do miocárdio?

2. O que é infarto agudo do miocárdio? Popularmente conhecido como ataque cardíaco, é um processo de morte do tecido (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de oxigênio, devido à obstrução da artéria coronária. A obstrução ocorre em geral, pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose

Como é a avaliação do infarto do miocárdio?

A avaliação começa com ECG inicial e seriado e dosagens seriadas dos marcadores cardíacos para ajudar a diferenciar a angina instável do infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (IMCST) e do infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST (IMSST).

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo