Qual a importancia de se fazer um planejamento participativo na comunidade?

Qual a importância de se fazer um planejamento participativo na comunidade?

Dito isto, percebe-se que o planejamento turístico participativo pode contribuir para o desenvolvimento de comunidades rurais, sendo uma forma de alcançar benefícios coletivos e transformando uma realidade que ora estava vinculada somente a atividades campestres e que não necessariamente atendia as necessidades dos …

Como fazer um Plano de Ação Comunitário?

Para desencadear o Processo de Ação Comunitária, uma dada Comunidade de Base ressalta-se a necessidade ou importância, como fator essencial, da formação de um Grupo Comunitário. Por recursos internos são compreendidos aqueles existentes na unidade local e que podem ser catalisados e utilizados na Ação Comunitária.

Como você vê a questão da participação comunitária?

A Participação Comunitária está relacionada à busca pela população de uma localidade específica por melhores condições de vida, utilizando recursos próprios. Neste sentido, a comunidade se organiza para buscar resolver seus problemas locais que o Estado não conseguiu garantir (ACIOLI, 2005).

LER:   Quanto tempo o aborto demora?

O que significa participar de um planejamento?

Em poucas palavras, o planejamento significa conhecer a realidade e as necessidades da comunidade escolar, estabelecer metas e objetivos, destinar recursos financeiros e materiais e gerir tempo e pessoas.

Qual é o desenvolvimento comunitário?

O Desenvolvimento Comunitário é um processo tendente a criar as condições de progresso económico e social para desenvolver comunidades activas e sustentáveis baseadas na justiça social e no respeito mútuo.

Qual a missão do Desenvolvimento Comunitário?

O desenvolvimento comunitário tem por missão impulsionar processos de desenvolvimento local através da capacitação, do fomento do desenvolvimento produtivo e da concertação participativa dos actores locais, levando a comunidade a recentrar-se em relação a si mesma e aos seus potenciais, desabrochando para novas possibilidades.

Quais são os objectivos do Desenvolvimento Comunitário?

Dissemos anteriormente que no desenvolvimento comunitário existem dois objectivos que sao contraditórios, ao menos aparentemente; por um lado, o apelo à inicitiva local e a convergência de esforços para a solução dos problemas de colectividade é, por outro, a integração d os projectos locais na perspectiva regional e nacional.

Qual o processo de construção e afirmação de desenvolvimento social e comunitário?

O processo de construção e afirmação de desenvolvimento social e comunitário é, em todos os casos, longo e transversal com a compreensão do território e da (s) pessoa (s).

https://www.youtube.com/watch?v=gMeNECKD8jE

O que é uma metodologia participativa?

Metodologia Participativa é aquela que permite a atuação efetiva dos participantes no processo educativo sem considerá-los meros receptores, nos quais depositam conhecimentos e informações.

Qual a importância do uso de técnicas participativas na extensão rural?

Os resultados obtidos mostraram que, ao trabalhar com a realidade local, utilizando ferramentas participativas, elas podem contribuir como instrumentos de compreensão das comunidades rurais, por meio de diálogo entre os técnicos e os agricultores.

LER:   O que e obeso morbido?

O que é Capacitação Comunitária?

É um processo para construir a capacidade das comunidades locais que buscam melhorias completas de suas necessidades prioritárias, através de práticas democráticas tornando- se autodeterminadas e desenvolver sua autossuficiência comunitária.

Quais as características do planejamento participativo no cotidiano da escola?

Da mesma forma que a democracia, o planejamento participativo é um modelo administrativo em que a coletividade influencia a tomada de decisões, direta ou indiretamente. Dessa forma, a escola propõe que toda a comunidade escolar participe das decisões da instituição de ensino.

Quais são os princípios específicos do planejamento?

De acordo com a atitude e visão interativa da função de planejamento, os quatro princípios considerados como específicos são: contribuição para a missão organizacional e para os objetivos gerais da organização; precedência do planejamento, em relação às demais funções; penetração e abrangência em relação às …

Qual o conceito de metodologia Participativa em Extensão Rural?

As metodologias participativas, na qual se insere a Metodologia Participativa de Extensão Rural – MEXPAR, constituem instrumental metodológico facilitador das ações que envolvem processos de organização social, num contexto que tem como desafio, a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento, o qual busca …

Qual a diferença de Assistência Técnica e extensão rural?

Portanto, antes de tudo, a extensão rural é um processo educacional que visa transferir conhecimentos ou tecnologia para as famílias rurais. Tem um caráter coletivo. Já a assistência técnica tem um caráter mais individual e limita-se a aplicar a tecnologia via técnico.

LER:   Qual o agente etiologico da anemia?

O que é a Mexpar?

A Metodologia Participativa de Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável – Mexpar é um referencial de orientação pedagógica e metodológica para a ação extensionista e se tornou um marco para a extensão rural, apresentando uma metodologia contemporânea, enquanto ação educativa não formal, que considera …

Quais as características de um planejamento participativo?

O planejamento participativo permite reunir ideias, dividir opiniões e compartilhar probabilidades, não deixando que situações estáticas e engessadas perdurem, fazendo com que haja transformação e um trabalho com maior qualidade.

Quais são as características de um planejamento participativo?

O Planejamento participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Não existe um “modelo” para isso. De acordo com as caracteristicas próprias de cada coletivo, encontrar-se-á o mais adequado.

Quais são as reflexões sobre o uso de metodologias participativas em comunidades rurais?

Reflexões sobre o uso de metodologias participativas como instrumento de trabalho em comunidades rurais Reflections on the use of participatory methods as an work instrument for rural communities 30Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 30-51, jan. / jun. 2015 RESUMO

Quais são as características da pesquisa participativa?

Características da Pesquisa-Ação Participativa Na Pesquisa-Ação Participativa, o grupo de pessoas que a realiza está envolvido em todo o processo de pesquisa. Desde o planejamento dos objetivos até o relatório final ou conclusão do projeto. Dessa forma, observa-se que as principais características dessa metodologia são:

Como a pesquisa participativa usa as metodologias de investigação?

A Pesquisa de Ação Participativa usa as metodologias de investigação (pesquisa-ação, aprendizagem-ação, etc.) Conheça as principais características. Produtos surveys Pesquisas communities Comunidades audience Público cx Experiência do cliente workforce Força de trabalho mobile Móvel Recursos Modelos Resources blog Blog article

Por que o uso dessas ferramentas pode contribuir para o desenvolvimento da comunidade?

Destarte, o uso dessas ferramentas pode contribuir no sentido de o extensionista conhecer melhor a comunidade em que irá trabalhar, contribuindo para o desenvolvimento desse lugar, auxiliando na identificação dos problemas e objetivos e nos caminhos para resolvê- los.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo