Quais sao os bens essenciais?

Quais são os bens essenciais?

A partir deste ponto de vista, é possível elencar como essenciais alguns produtos e serviços óbvios, tais como: alimentos, medicamentos, fornecimento de água, de energia elétrica e serviço de telecomunicação. Em outras palavras, produtos e serviços fundamentais para a sobrevivência digna de um consumidor.

Como funciona troca de produtos essenciais?

Como funciona a troca de produtos essenciais? Quatro produtos, considerados essenciais, podem ser trocados imediatamente após a identificação do defeito de fabricação: aparelhos de TV, geladeiras, máquinas de lavar e fogão. Desta forma, a importância do produto na vida do consumidor pode variar caso a caso.

Tem direito a troca imediata do produto uma vez que se trata de bem de caráter essencial?

No §3º do mesmo artigo, o legislador afirma que, sendo o produto essencial, o consumidor tem o direito à troca imediata ou a restituição imediata da quantia paga ou ainda o abatimento do valor do produto, todos com caráter imediato.

LER:   Como fazer uma analise de estrutura de capital?

O que são bens essenciais Cite exemplos?

Um exemplo de bem essencial é a demanda por comida. Imagine que a sua renda dobre, pode ser que você então passe se alimentar em quantidades maiores, porém você muito dificilmente irá dobrar a quantidade de alimento ingerido. Isto ocorre pois alimentos são bens essenciais e não bens supérfluos.

O que são bens supérfluos e bens essenciais?

Grosso modo, gastos essenciais são aqueles que não podem ficar fora do seu orçamento, porque envolvem despesas diretamente ligadas a sua sobrevivência social. Já os gastos supérfluos são aqueles que envolvem despesas necessárias, mas que podem ser repensadas.

Quais os prazos para pedir a troca de produto?

De acordo com o artigo 26 do CDC, quando o defeito é aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da data da compra. Se o vício for oculto, os prazos são os mesmos, mas começam a valer no momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.

LER:   Como e feita a ressonancia magnetica dos seios?

Qual o prazo para garantia?

Quais são os prazos de garantia? O que entendemos como garantia é considerado pelo CDC um direito de reclamação. O artigo 26 define que o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.

Como são essenciais os produtos e serviços óbvios?

A partir deste ponto de vista, é possível elencar como essenciais alguns produtos e serviços óbvios, tais como: alimentos, medicamentos, fornecimento de água, de energia elétrica e serviço de telecomunicação. Em outras palavras, produtos e serviços fundamentais para a sobrevivência digna de um consumidor.

Qual o prazo para a elaboração dos produtos essenciais?

Há de se salientar que previamente este decreto postulava um prazo de três dias para o Conselho de Ministros da Câmara Nacional das Relações de Consumo, para a elaboração da referida especificação dos produtos essenciais.

Quais são os entendimentos jurisprudenciais sobre o produto essencial?

LER:   Qual o generico do Cialis Diario?

Entendimentos Jurisprudenciais: Considerando a inexistência de uma regulamentação que especifique o conceito de produto essencial, torna-se imprescindível analisar os entendimentos jurisprudenciais sobre o tema, que podem, inclusive, fundamentar eventuais pleitos no sentido de substituição imediata de alguns produtos.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo