Porque as contas do Ativo tem saldo devedor?

Porque as contas do Ativo tem saldo devedor?

MAS POR QUE O ATIVO É DÉBITO E O PASSIVO É CRÉDITO? Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

O que são contas analíticas?

Contas analíticas são contas de ultimo nível no planos de contas e são utilizadas em lançamentos contábeis. Contas sintéticas são contas totalizadoras de um determinado grupo de contas analíticas.

Porque despesa tem natureza devedora?

Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados “positivos” quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos. Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica.

LER:   Quem tem H Pylori pode comer requeijao?

Quais são as contas?

Reconhecendo esses exemplos que acabei de dar, chegamos ao conceito de Conta Contábil: conjunto de registros de créditos e débitos da mesma natureza. As contas são a essência da contabilidade, o instrumento utilizado para o registro das movimentações patrimoniais de uma entidade.

Quais são as demonstrações contábeis?

Dessa maneira, identificam se houve lucro ou prejuízo em determinado período do exercício das funções empresariais. Estas demonstrações contábeis são obrigatórias para fins fiscais, e, também, uma importante ferramenta para análise da saúde financeira da companhia.

Qual a definição de contas de resultado?

A definição de contas de resultado representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Dessa maneira, identificam se houve lucro ou prejuízo em determinado período do exercício das funções empresariais.

Por que essas demonstrações contábeis são obrigatórias?

Estas demonstrações contábeis são obrigatórias para fins fiscais, e, também, uma importante ferramenta para análise da saúde financeira da companhia. Elas são embasadas de acordo com a Teoria Patrimonialista, modelo usualmente adotado pelas empresas brasileiras.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo