Para que sao utilizados os glicocorticoides nas doencas pulmonares qual o mecanismo de acao dos glicocorticoides?

Para que são utilizados os glicocorticoides nas doenças pulmonares qual o mecanismo de ação dos glicocorticoides?

Glicocorticóides regulam vários processos fisiológicos e, é a terapia antiinflamatória mais efetiva para doenças inflamatórias crônicas, como a asma. Glicocorticóides suprimem a inflamação através de vários mecanismos celulares e moleculares.

Quais os principais efeitos sistêmicos que o uso de corticoides inalatórios utilizados na asma podem apresentar?

Entre os efeitos locais, encontram-se:

  • disfonia;
  • candidíase oral: evitável com bochecho após inalação ou uso de espaçador maior;
  • outros mais raros: tosse e irritação na garganta, dermatite perioral, hipertrofia da língua e aumento da sede.

Como usar os corticoides para tratamento da asma?

Para o tratamento da asma os corticoides por inalação estão disponíveis em três formulações: pó seco, em suspensão líquida e em solução. Os medicamentos em pó seco podem ser divididos em inaladores de dose única e inaladores de dose múltipla, diferenciando-se apenas na facilidade de uso e quantidade de doses entre eles.

LER:   Qual carro tem mais de 500 cavalo?

Como funcionam os corticosteroides?

Os fármacos corticosteroides apresentam boa penetração nas células através de difusão passiva. Ligam-se extensivamente as proteínas plasmáticas e seu metabolismo envolve reações de oxidação e redução, seguido de conjugação para formar compostos hidrossolúveis.

Quais são as preparações disponíveis de corticosteroides?

As preparações farmacêuticas disponíveis de corticosteroides incluem os cremes, pomadas, loções, soluções oftálmicas e aerossol. Podem ser administrados por via oral e parenteral (intravenosa, intramuscular e intrassinovial). Os fármacos corticosteroides apresentam boa penetração nas células através de difusão passiva.

Como os corticosteroides exercem seu efeito anti-inflamatório?

Os corticosteroides exercem seu efeito anti-inflamatório e imunossupressor através da indução da expressão gênica de lipocortina nos macrófagos, endotélio e fibroblastos, essa proteína inibe a fosfolipase A2 resultando na redução da expressão de prostaglandinas, leucotrienos e fator de ativação plaquetária; da regulação negativa dos genes das

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo