O que quer dizer atelectasia nas bases pulmonares?

O que quer dizer atelectasia nas bases pulmonares?

A atelectasia pulmonar é uma complicação respiratória que impede a passagem de ar suficiente, devido ao colapso dos alvéolos pulmonares. Isso normalmente acontece quando existe fibrose cística, tumores no pulmão ou quando o pulmão ficou cheio de líquido devido a uma pancada forte no peito, por exemplo.

O que é pulmão se expandir?

Na parte inferior dos pulmões, um músculo em forma de cúpula, denominado diafragma separa o tórax do abdome. Quando a pessoa respira, o diafragma se move para cima e para baixo, expandindo e contraindo-os, permitindo que o ar circule para dentro e para fora dos pulmões.

Qual o comprimento do pulmão?

Nos recém nascidos o pulmão tem uma cor rosada e nos adultos um vermelho escuro. Se fosse possível esticar todos os alvéolos pulmonares de uma pessoa adulta, daria cerca de 70 metros de comprimento. Um adulto leva aos pulmões uma média de 10 000 litros de ar, respirando 25 000 vezes num espaço de 24 horas.

LER:   Como tomar Pelargonium sidoides?

Por que o pulmão fica complacente?

No enfisema, doença obstrutiva associada à destruição dos septos alveolares e do leito capilar sanguíneo, o pulmão está mais complacente. Já na fibrose pulmonar, doença pulmonar restritiva que se deve ao aumento da deposição de fibras colágenas no espaço intersticial, o pulmão fica não-complacente.

Qual é a capacidade residual do pulmão?

Ela designa o volume de ar total contido nos pulmões, incluindo o que pode ser movido (capacidade vital) e o que está sempre presente (volume residual). A Capacidade Residual Funcional (CRF) é volume de ar que permanece nos pulmões após uma expiração basal, o volume de repouso pulmonar.

Como limpar o pulmão?

Nos casos mais graves, pode ser necessário recorrer a cirurgia, para limpar as vias aéreas ou até para remover a parte afetada do pulmão, permitindo que volte a funcionar corretamente.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo