O que e seletividade e toxicidade de um antimicrobiano?

O que é seletividade e toxicidade de um antimicrobiano?

O objetivo da terapia farmacológica antimicrobiana é a toxicidade seletiva, isto é, a inibição de vias ou alvos que são essenciais para sobrevida e replicação de patógenos sem causar danos ao hospedeiro.

Qual o conceito de drogas antimicrobianos?

Os antimicrobianos são drogas que têm a capacidade de inibir o crescimento de microorganismos, indicadas, portanto, apenas para o tratamento de infecções microbianas sensíveis.

Quais são os principais modos de ação das drogas antimicrobianas?

Os principais pontos de ação dos antibióticos são a inibição da síntese do peptideoglicano da parece celular bacteriana, lesão da membrana citoplasmática e interferência na síntese de ácido nucléico e proteínas. Os antibióticos podem ser bactericidas (matam) ou bacteriostáticos (impedem o crescimento).

Como agem os agentes antimicrobianos?

Os antibióticos atacam as bactérias infecciosas presentes no nosso corpo, destruindo a parede celular bacteriana. Eles têm ação direta nesses organismos, alterando a sua estrutura ou a capacidade de se dividirem.

LER:   O que e queimacao nas pontas dos dedos?

Quanto maior a seletividade o antimicrobiano será mais ou menos tóxico para o ser humano?

É essa característica que distingue antibióticos de desinfetantes. A base da seletividade varia dependendo do antibiótico em particular. Quando a seletividade é elevada os antibióticos são normalmente não tóxicos. Entretanto, mesmo antibióticos altamente seletivos podem ter efeitos colaterais.

Que medicamentos são classificados como antimicrobianos?

Os antimicrobianos são substâncias naturais (antibióticos) ou sintéticas (quimioterápicos) que agem sobre microorganismos inibindo o seu crescimento ou causando a sua destruição (SÁEZ-LLORENS, 2000).

São medicamentos que atuam inibindo a síntese de folato?

Os antibióticos antagonistas de folato são considerados bacteriostáticos, e, inibem a síntese do ácido fólico, constituindo, principalmente, os seguintes antibióticos: sulfonamidas e trimetoprima.

Qual a toxicidade seletiva do medicamento?

Lembre-se de que a toxicidade seletiva é a inibição específica de alguns tipos de células, mas não de outros. No caso de medicamentos antimicrobianos, queremos que o medicamento seja seletivamente tóxico para qualquer microorganismo que esteja nos infectando e não mate nossas próprias células.

LER:   Quais sao os sintomas da sinusite muito inflamada?

Por que a toxicidade seletiva é mais fácil de atingir para bactérias?

Como você pode imaginar, a toxicidade seletiva é mais fácil de atingir para bactérias do que para patógenos eucarióticos. Isso porque as bactérias, sendo procariontes, são muito diferentes de nossas próprias células.

Qual a toxicidade do antimicrobiano?

• Toxicidade Seletiva: característica que todo antimicrobiano deveria apresentar, pois reflete-se na capacidade de atuar seleivamente sobre o microrganismo, sem provocar danos ao hospedeiro.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo