Índice
- 1 O que avalia o subteste completar figuras?
- 2 O que é o Tanv?
- 3 O que avalia o subteste armar objetos?
- 4 O que avalia cada subteste do Wasi?
- 5 O que o subteste Cubos avalia?
- 6 Como referenciar o WISC IV?
- 7 Qual a diferença entre verbal e verbal?
- 8 Qual é a comunicação não verbal?
- 9 Por que a comunicação não verbal é realizada nas artes plásticas?
O que avalia o subteste completar figuras?
No subteste Completar Figuras é avaliado o reconhecimento visual e a atenção aos detalhes. Avalia-se também a memória visual, atenção e coordenação visuomotora. Em Procurar Símbolos deve-se marcar se determinado elemento está ou não presente em uma linha de símbolos, sendo cada linha da tarefa um item independente.
O que é o Tanv?
O transtorno de aprendizagem não-verbal (TANV) é uma alteração específica, caracterizada por prejuízos marcantes no raciocínio matemático, na cognição visoespacial, na coordenação motora, na percepção sensorial e nas habilidades sociais3.
O que avalia o subteste Código?
O subteste Códigos caracteriza-se como uma medida de velocidade de processamento e o Raciocínio Matricial avalia o processamento de informações visuais e raciocínio abstrato (Rabelo & cols., 2011).
O que avalia o subteste armar objetos?
Avalia os seguintes domínios cognitivos: Capacidade de análise e síntese – raciocínio abstrato; Capacidade de conceitualização visuo-espacial, coordenação visuo-motora espacial, organização e velocidade perceptual; Estratégia de solução de problema- planejamento.
O que avalia cada subteste do Wasi?
Três dos subtestes utilizados envolvem avaliação de habilidade verbal através da descrição de significados de palavras (Vocabulário, WASI), da extensão do vocabulário e da capacidade de estabelecer relações abstratas entre conceitos (RV, BPR-5) e da similaridade entre a função de duas palavras (Semelhanças, WASI).
Como tratar Tanv?
Por fim, o tratamento do TANV é feito de forma que combine medidas psiquiátricas, psicológicas, fonoaudiológicas, psicomotoras, visoespaciais e educacionais para o alcance do desenvolvimento das habilidades citadas, da aprendizagem do indivíduo, proporcionando a ele uma melhor qualidade de vida.
O que o subteste Cubos avalia?
O subteste Cubos do WISC-III (Figura 1) visa averiguar a capacidade de análise, síntese e planejamento de coordenadas vísuo-espaciais e a praxia construtiva. Pede-se ao sujeito que reproduza, com cubos de faces coloridas, desenhos que lhe são mostrados. Para cada modelo é estipulado um prazo limite para execução.
Como referenciar o WISC IV?
Referência Bibliográfica: WECHSLER, David. Escala Wechsler de inteligência para crianças: Wisc – IV: livro de estímulos. 4 ed. São Paulo: Casa do Psicológo, 2018.
O que avalia o subteste semelhanças?
No subteste Semelhanças, que exige identificar a similaridade entre os dois conceitos ou objetos apresentados, as respostas referiram-se às diferenças entre os objetos, sendo associadas às situações concretas, demonstrando dificuldade no raciocínio abstrato.
Qual a diferença entre verbal e verbal?
Mas, você sabe a diferença entre eles? Bom, “verbal” vem do latim verbum, que significa “palavra”. Por isso, a linguagem verbal é o uso da palavra na comunicação, seja na oralidade ou na escrita: Ser amável.
Qual é a comunicação não verbal?
A comunicação não verbal é compreendida como toda a comunicação realizada através de elementos não verbais. Ou seja, que não usem palavras. A linguagem não verbal é uma forma de comunicação eficaz quando, por algum motivo, a mensagem não pode ser enviada de maneira verbal.
Quais são os exemplos da linguagem não verbal?
Todos eles são exemplos da linguagem não verbal: Há textos que apresentam apenas a linguagem verbal e há textos que apresentam apenas a linguagem não verbal. Mas, há aqueles que misturam as duas! Nesse contexto, apresentam a linguagem mista. Veja: Alexandre Beck. Disponível em:
Por que a comunicação não verbal é realizada nas artes plásticas?
Nas artes plásticas, a comunicação não verbal é realizada em quadros e esculturas. Cabe ao receptor reinterpretá-las de acordo com suas ideias, emoções e sentimentos. Segundo estudos, uma pessoa comum fala em média 15 mil palavras por dia. Na língua portuguesa, existem cerca de 400 mil palavras.