E possivel utilizar etnia como sinônimo de raca?

É possível utilizar etnia como sinônimo de raça?

O termo etnia não é sinônimo de raça. A palavra raça caiu em desuso pela comunidade científica quando se corresponde ao diferentes grupos humanos. A ideia de etnia é um conceito diferente da noção social de raça que se usava até a metade do século XX, e abrange mais aspectos culturais.

O que usar no lugar da palavra raça?

Sinônimo de raça

  • etnia, grupo, tribo, clã, família, linhagem, estirpe, ramo, sangue.
  • classe, categoria, tipo, espécie, laia, qualidade, casta, jaez, variedade.
  • povo, gente, geração, nação, pátria.

Qual a diferença entre etnia e raça?

Etnia é um grupo definido pela mesma origem, afinidades linguísticas e culturais, enquanto que raça como distinção entre os homens é um conceito socialmente construído de que existiriam diferenças biológicas entre as etnias. A palavra etnia é derivada do grego ethnos, que significa “povo que tem os mesmos costumes”. bons estudos 🙂 !

LER:   Pode colocar agua quente no antibiotico?

Por que a etnia não tem nada a ver com a cultura?

• Assim, a etnia não tem nada a ver com o local de nascimento e está mais perto do país de origem que pode ser o local de nascimento de seus pais ou antepassados. • A cultura é passada de uma geração para outra e serve como um senso de identificação. Isso se reflete na arte de um grupo particular de pessoas.

Por que a etnia é uma categoria?

Entretanto, as ciências sociais e, sobretudo, os movimentos raciais, reivindicam a raça como uma categoria baseada na história e em uma ancestralidade comum. Enquanto isso, a etnia refere-se a fatores sociais e culturais, como tradições e linguagem em sua relação com um território específico.

Qual é a etnia de um grupo?

“Etnia” determina as características de um grupo por seus aspectos socioculturais, principalmente ligado a um território (um lugar). Já a “raça” é um conceito mais complexo.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo