Como tratar osteopenia na menopausa?

Como tratar osteopenia na menopausa?

No caso das mulheres, como a osteopenia pode estar relacionada com alterações hormonais típicas da menopausa, pode ser indicado também pelo médico a realização da terapia de reposição hormonal, que pode ser uma boa alternativa para ajudar a reequilibrar o metabolismo e manter os ossos mais fortes por mais tempo.

Qual a relação da osteoporose com a menopausa?

Nas mulheres, a menopausa é um fator que aumenta as chances de adquirirem a osteoporose. Isso é intensificado por causa do desequilíbrio hormonal desse período, que resulta principalmente na queda da produção de estrógeno. Esse hormônio funciona, entre outras coisas, como uma proteção natural aos ossos da mulher.

O que é osteopenia degenerativa?

É uma condição pré-clínica que sugere a perda gradual de massa óssea que pode levar à osteoporose, esta, sim, uma doença, que compromete a resistência dos ossos e aumenta o risco de fraturas no fêmur, pulsos e coluna vertebral.

LER:   Qual a importancia clinica da arteria femoral?

Por que a osteoporose é mais comum em mulheres após a menopausa?

Isso acontece porque o estrogênio é o hormônio que ajuda a equilibrar a saúde dos ossos nas mulheres. Após a menopausa, os níveis desse hormônio caem, deixando as estruturas mais finas e frágeis, o que pode levar a osteoporose em mulheres. A doença não costuma apresentar sintomas, mas facilita a ocorrência de fraturas.

Qual a relação entre o estrogênio e a osteoporose?

Os autores concordam que a osteoporose está diretamente relacionada com o hormônio estrogênio, e mulheres acima de 50 anos são mais susceptíveis ao surgimento da patologia. Isso porque a queda brusca dos níveis deste hormônio provoca alterações no processo de remodelação e de reparação óssea.

Quais são as causas de osteopenia?

Causas de osteopenia A osteopenia é mais frequente em mulheres, principalmente nas que entraram na menopausa precocemente ou que estão na pós-menopausa, mas também pode acontecer em homens entre 60 e 70 anos devido à diminuição da produção de testosterona. Além disso outros fatores de aumentam o risco de desenvolver osteopenia são:

LER:   Como funciona a cirurgia apos o segundo dia?

Por que a osteopenia é assintomática?

Infelizmente a osteopenia é uma condição assintomática, de forma que apenas quando há ao agravamento para a osteoporose o paciente começa a perceber alterações.

Como fazer o diagnóstico da osteopenia?

O diagnóstico da osteopenia é feito através da realização de um exame que avalia a densidade dos ossos, chamado de densitometria óssea. Este exame é semelhante a um raio X e, por isso, não provoca qualquer dor ou incômodo e a única preparação necessária consiste em evitar tomar suplementos de cálcio nas 24 horas anteriores.

Como Prevenir a osteopenia?

Além disso, a realização de quimioterapia, o alcoolismo e o consumo de bebidas ou alimentos ricos em cafeína também podem favorecer a osteopenia, isso porque podem influenciar o processo de formação óssea. O diagnóstico da osteopenia é feito através da realização de um exame que avalia a densidade dos ossos, chamado de densitometria óssea.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo