Como fazer pra entender a concordancia verbal?

Como fazer pra entender a concordância verbal?

Sujeito posposto ao verbo Para os sujeitos compostos que aparecem depois do verbo, a concordância verbal é opcional. Normalmente, conjuga-se o verbo de acordo com o núcleo do sujeito mais próximo a ele. No entanto, pode-se optar por conjugá-lo no plural, permitindo que o verbo faça referência a todos os núcleos.

Foi usado ou foram usados?

Não existe erro de concordância verbal na frase «Em ambos os estudos foi utilizado o conceito de qualidade […]», visto que a forma verbal «foi utilizado» concorda com o sujeito da frase [passiva], que neste caso é «o conceito de qualidade».

Quais são os casos de concordância verbal?

Concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), concordando com o sujeito gramatical….Exemplos de concordância verbal

  • Eu sou feliz.
  • Nós somos felizes.
  • Mariana já tomou banho.
  • Mariana e Alice já tomaram banho.
LER:   Como ocorre o ataque do sistema imunologico ao sistema nervoso central?

Quais são os dois tipos de concordância?

Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.

Quais os tipos de concordância?

Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância: Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal. Já, quando os substantivos (regras e exemplos) concordam com o adjetivo (complicados), estamos diante de um caso de concordância nominal.

Quais são as concordâncias entre o dia e o dia?

Em indicações de datas, são aceitas as duas concordâncias, pois subentende-se a palavra dia. Exemplos: Hoje são 24 de outubro. Hoje é (dia) 24 de outubro. d – Quando o sujeito ou predicativo da oração for pronome pessoal, a concordância se dará com o pronome. Ex.: Aqui o presidente sou eu. Dicas:

Qual a concordância entre sujeito e predicativo?

Se os dois termos (sujeito e predicativo) forem pronomes, a concordância será com o que aparece primeiro, considerando o sujeito da oração. e – Se o sujeito for pessoa, a concordância nunca se fará com o predicativo. Ex.: O menino era as esperanças da família.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo